Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Para “ler a Bíblia e os cânticos do hinário da igreja”, mulher de 59 anos faz curso de alfabetização

Compartilhe:
1520273018-educacao

 

O Brasil possui a oitava maior população de analfabetos do mundo, segundo dados colhidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com cerca de 14 milhões de pessoas que não sabem ler e escrever. Entre eles está, ao menos por enquanto, a dona Neusa Costa Moreira da Silva, residente no Estado do Paraná.

Ela é uma das alunas mais assíduas do programa “Paraná Alfabetizado”, uma ação do Governo do Estado e coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação, visando reduzir o nível de analfabetismo no país.

“A gente não sabe ler e escrever. Fica muito dependente das outras pessoas. Chega uma carta, um talão de luz e de água e a gente não entende nada que tem ali. Agora vou ficar firme nos estudos para poder ler a Bíblia e os cânticos do hinário da igreja”, disse ela em uma matéria publicada no site da Secretaria de Educação do Paraná.

O programa na região é liderado por outras mulheres, sendo Ana Czornik e Zilda Euzébia Mendonça da Silva, ambas alfabetizadoras, Helena da Silva Rosa, coordenadora de turmas, e Katiussa Canola, coordenadora regional de Educação de Jovens e Adultos do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão. Para elas essa é uma oportunidade de ampliar a visão de mundo das alunas:

“Estamos aqui para contribuir com essas meninas e ajudá-las a conhecer o mundo das palavras”, enfatizou Katiuss.

Dona Neusa, no entanto, chama atenção por seu sonho, que é o de “ler a Bíblia”. Assim como outras alunas do projeto, ela não teve a oportunidade de aprender a ler e escrever quando mais nova, por vários fatores. A maioria porque trabalhada na roça. Atualmente, na sala do Colégio Estadual Professor Darcy José Costa, em Campo Mourão, onde frequenta duas vezes na semana, Dona Neusa faz valer a oportunidade de aprender ao reconhecer as dificuldades do dia-a-dia:

Deixe seu comentário:

Curta no Facebook

Mural de Recados

Sivoney
segunda-feira, set 3. 2018 8:08 PM
A paz de deus
Sivoney
segunda-feira, set 3. 2018 8:10 PM
Sivoney de candido de abreu .queria ouvir escudo.
Pedro fernandes
segunda-feira, set 17. 2018 9:45 AM
Estou adorando ouvir na mira da verdade. Era pra ter todos os dias.
Carlos Alberto
sexta-feira, set 21. 2018 1:50 PM
Obrigado por chegar em minha casa, esta é a radio do povo de Deus.
Azeitonna de Angra dos reis manda um abraços a todos filhos de Deus,minha esposa amém.
Gelson Antonio Pinto
sábado, nov 24. 2018 11:55 AM
Cantor Gelson Antonio na escuta. A paz, pastor, irmão e amigo Ubirajara!

1 · 2 · 3
Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)